Blog

12/08/2020

SUCULENTAS: AS QUERIDINHAS DO MOMENTO

Ideais para as pessoas que procuram trazer um pouco do verde para seu dia a dia, mas que não tem tempo para muitos cuidados, as suculentas ganharam a preferência em disparada.

Suculentas são plantas que acumulam água no caule ou nas folhas e por esse motivo, são mais gordinhas e bem menos exigentes com relação às regas.

Mas esse não é o único motivo que faz das suculentas as queridinhas do momento. Vamos elencar aqui algumas boas razões para escolher essas plantinhas encantadoras.

Em primeiro lugar é a sua variedade. Para quem adora uma coleção elas são quase irresistíveis. Existem inúmeras espécies e com elas vêm uma infinidade de possibilidades em tamanhos, cores e formatos que fazem seus fãs ficarem malucos pelos tipos mais difíceis de encontrar. Suas flores seguem a mesma regra, de todos os tamanhos, texturas e cores, surpreendem pela sua delicadeza.

De aparências peculiares, recebem apelidos curiosos e até engraçados, sempre fazendo referências com o que se parecem, como rosa de pedra, orelha de Mickey, dedinho, orelha de Shrek, rabo de macaco, orelha de elefante, dente de tigre, rabo de burro, poltrona de sogra, orelha de coelho, colar de pérolas e tantas outras.

Por serem plantas que têm um crescimento demorado e necessitem de pouca terra, não exigem grandes espaços para cultivá-las e se adaptam facilmente ao ambiente. Por isso você vai encontrá-las das formas mais variadas. Em vasos, bacias, jardins ou em qualquer latinha que você queira aproveitar. Isoladas ou em maciços. Misturadas ou não. Formam terrários maravilhosos, o que também virou uma paixão nacional.

Com essa versatilidade toda encontramos as suculentas até penduradas nos pescoços, em forma de colares. São procuradas para lembrancinhas de casamentos, batizados e aniversários e, ainda, como decoração em mesas de restaurantes e buffets. E, por falar em decoração, formam lindos quadros verdes e filtro dos sonhos. E de quebra é uma ótima opção para aquela lembrancinha de última hora sem medo de errar na escolha.

São fáceis de encontrar e reproduzir mudas. De preços bastante acessíveis, ficam sempre entre as plantas mais procuradas e vendidas nos Garden Centers.

Diante de tudo isso, deixamos aqui algumas regrinhas básicas para que suas suculentas estejam sempre de fazer inveja.

01 – Há espécies mais indicadas para sol e outras para meia sombra. Ao comprar, saiba diferenciá-las para que elas recebam a luminosidade que precisam. Algumas aceitam mudanças, se bem adaptadas;

02 – Cuidado com as regas, suculenta encharcada é suculenta triste. No inverno diminua ainda mais. Esteja sempre de olho na terra, ela é o melhor termômetro para isso. Coloque o dedo ou um palito para ver se está demasiado molhada.

03 – Misture um pouco de areia na terra, isso vai ajudar na drenagem. E procure recipientes que tenham furo no fundo, pois assim o excesso de água poderá ser eliminado.

04 – Fiquem sempre atentos ao aspecto de suas plantas, as suculentas começam a perder o viço de suas cores e ficar mais moles quando há alguma coisa de errado com elas. É quase um pedido de socorro.

Pra concluir, nossa última dica de hoje e, a mais importante: nunca desista de cuidar de uma planta. Ouvimos tantas frases do tipo ”eu não sirvo pra cuidar de plantas”, ”não tenho mão boa pra isso” ou “mato todas”. NÃO ACREDITEM NESSES PARADIGMAS! Tudo é fruto de aprendizado, treino e dedicação. Um dia, quando vocês menos esperarem, vão olhar para seu vaso e sua plantinha estará lá, toda feliz, lhe presenteando com um botão de flor bem colorido. Mãos à obra e boa sorte!

Por Cláudia Mastelaro

Posts Relacionados

CALÇADAS: 5 ÁRVORES IDEIAIS

TREPADEIRAS: DESTAQUES NO SEU JARDIM