Blog

12/08/2020

CALÇADAS: 5 ÁRVORES IDEIAIS

Nós que trabalhamos com paisagismo e amamos ambientes verdes temos notado nos últimos anos, com muita alegria, um crescimento significativo da preocupação com o meio ambiente.

Consequentemente, é cada vez maior o número de pessoas que desejam contribuir com o aumento e conservação de áreas verdes e buscam uma bela árvore para suas calçadas, a fim de verem seu bairro mais arborizado e colorido.

Escolher uma árvore para sua calçada é uma atitude nobre, mas deve ser uma escolha responsável, uma vez que uma árvore vai durar muitos anos, vai crescer bastante durante esses longos anos e depois de plantada, ninguém vai querer cortá-la, não é mesmo?

A nova árvore trará inúmeros benefícios para o local, como fazer sombra, suavizar a temperatura, colorir e perfumar o ambiente, melhorar a qualidade do ar, abrigar e alimentar pássaros, entre muitos outros, mas como estará num espaço urbanizado, há a necessidade de escolher espécies que não prejudiquem esse convívio urbano, mas sim que complementem e melhorem isso. Portanto, é muito importante pensar numa planta que não seja tóxica, nem espinhosa ou com frutos muito grandes, para não machucar ninguém; não possua raízes agressivas ou superficiais, para não quebrar calçadas ou encanamentos e, ainda, quando em calçadas que tenham rede elétrica, é importante que não seja tão alta quando adulta, para não atingir os fios.

É importante também verificar junto à Prefeitura de sua cidade se existe algum planejamento ou ajuda nesse sentido.

Pensando em tudo isso, vamos deixar aqui algumas sugestões de árvores de pequeno a médio porte, para ajudar você que quer dar a sua contribuição para um planeta mais saudável e está cheio de dúvidas em qual planta escolher. Acreditamos que uma delas irá atender o que você está procurando:

1 – RESEDÁ: Perfeita para as calçadas, o resedá é uma arvoreta que não possui raízes agressivas, além de ter um belo florescimento. Chega a 6 metros de altura. As inflorescências, formadas ainda no inverno, contém inúmeras flores de coloração rosa, branca ou roxa.

2 – MANACÁ DA SERRA: O manacá-da-serra se popularizou rapidamente devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura. As flores são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se rosa e violeta. E isso faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão.

3 – PATA DE VACA: Árvore muito florífera. Apresenta porte médio, alcançando de 6 a 12 metros de altura, mas raramente passando de 10 metros. O florescimento vistoso inicia em meados do inverno e permanece durante a primavera. As flores são grandes e de cor rosa a lilás. Por seu porte pequeno, rápido crescimento e beleza, a pata-de-vaca é uma espécie de eleição para o paisagismo urbano.

4 – QUARESMEIRA: Árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. A floração ocorre duas vezes por ano, no outono e na primavera, despontando abundantes flores arroxeadas.

5 – CALISTEMO (ESCOVA DE GARRAFA): Apresenta porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. É nas inflorescências que reside o encanto desta árvore, elas tem um formato cilíndrico, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. Muito atrativas para os beija-flores, as flores surgem esparsas durante todo o ano e abundantes na primavera.

Por Cláudia Mastelaro

Posts Relacionados

TREPADEIRAS: DESTAQUES NO SEU JARDIM

SUCULENTAS: AS QUERIDINHAS DO MOMENTO